sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Resenha critica do filme Vem dançar.


O filme nos conta a historia de alguns alunos de uma escola da periferia de uma cidade americana, que com a ajuda de um ilustre mestre conseguiram mudar o rumo de suas vidas.
Tudo começa em mais um vandalismo nas ruas da cidade, onde alguns alunos da escola estão envolvidos. No momento da ação um professor de dança aborda um dos rapazes que estava destruindo o carro da diretora da escola, o rapaz consegue se libertar e fugir, deixando cair durante a fuga o crachá da diretora que havia pegado dentro do carro, o qual o professor de dança encontrou e o guardou.
Após um dia o professor decide visitar aquela diretora com o intuito de conhecer melhor os motivos daqueles garotos. Depois de uma interessante conversa ele se oferece para dar aulas voluntarias na escola, a diretora receosa decide testar suas intenções e o coloca para dar aulas aos alunos da detenção.
Detenção era um espaço frio, estranho e sujo isolado do restante da escola destinado aos alunos “delinqüentes”, os quais eram obrigados a freqüentá-lo algumas vezes na semana como um tipo de punição para seus atos errados. Muitos desses alunos que freqüentavam a detenção pertenciam a famílias com vitimas fatais do mundo das gangues, e por isso eram descriminados pelos demais professores e comunidade escolar.
Mais graças a boa vontade de um professor de dança, esses alunos foram conseguindo se libertar dos preconceitos, conquistando através de novas ações o respeito que eles nunca tivera antes. Foi bastante difícil para esse professor no inicio, pois o que ele tinha para passar que era dança de salão era tido pelos alunos como bobagem, “frescura de bacana”, embora essa dificuldade tenha marcado o professor, ele já havia se preparado, pois já sabia que isso iria acontecer, principalmente por ter uma concepção de avaliação muito além do abalo emocional ou do preconceito.
Ele conquistou o respeito dos alunos respeitando-os, ouvindo-os e aceitando suas criticas e opiniões, e trabalhando em equipe criaram um ritmo próprio de dança que agradava a todos. Graças a essas novas relações a realidade da detenção mudou radicalmente, surpreendendo a todos que desacreditavam daqueles alunos.
Ao final do filme aqueles alunos que o iniciaram como “delinqüentes” e futuros marginais , tratados com preconceitos e desrespeitos, se tornaram alunos modelos, modelos de superação e motivação, graças a um mero professor de dança e sua imensa vontade e coragem de mudar uma realidade desacreditada, através de formas de avaliar desconhecidas por aquele ambiente, conseguindo abalar velhas estruturas impostas por uma sociedade racista e preconceituosa.

10 comentários:

  1. parabens gostei muitissimo dessa resenha ,
    me ajudou e muito com o resumo que precisava fazer para a escola.Pois é, agora eu tambem preciso larga um pouco as bricadeiras e comessar a estudar muito mais.

    ResponderExcluir
  2. show de bola muito legal era tudo o que eu prescisava para omeu trabalho escolar ! agradeço bastantate por essa resenha.

    ResponderExcluir
  3. parabêns voê é realmente um gênio .

    ResponderExcluir
  4. Desculpa, mas eu não acredito que isso seja uma Resenha Critica, e sim um Resumo.

    ResponderExcluir
  5. Neste caso eu nao acho que seja uma resenha acho que seja mais um resumo, pois a prendir que deve da o seu ponto de vista e pouco resumo. Obrigado pela atenção!

    ResponderExcluir
  6. essa porra é um resumo se na prova a professora pedir uma resenha critica e eu botar isso ela me da zero

    ResponderExcluir
  7. Tá otimo os incomodados que feche a aba ou a janela .

    ResponderExcluir