terça-feira, 9 de fevereiro de 2010



CAPS - Humanização nos sistemas de tratamentos psiquiátricos.

Graças a novas instituições publicas que recebem o nome de CAPS- Centro de atenção psicossocial, os nossos deficientes mentais estão recebendo um novo tratamento bem mais humanizado que os antigos prestados pelas clinicas psiquiátricas e manicômios.
Os CAPS começaram a surgir a partir do ano de 1987 em São Paulo, com principal intuito de acabar com as antigas clinicas psiquiátricas e manicômios, assim como com suas praticas. Desde então os usuários dessas antigas instituições passaram a receber atendimento medico e especialista em um novo sistema, que presa pelo bem estar físico e principalmente mental de seus usuários.
No CAPS os pacientes são tratados com todo o respeito e dedicação que eles merecem por toda a equipe, pois todos os funcionários são habilitados para tal função. A preocupação em manter um ambiente agradável para conquistar o usuário é uma das características do CAPS, pois os usuários não serão obrigados a freqüentá-lo permanentemente, muito pelo contrario eles devem freqüentá-lo por livre escolha, por se sentirem bem e acolhidos.
Atividades individuais e em grupos são realizadas durante o tratamento, ajudando a reinserção desses usuários na sociedade, o que não acontecia nas antigas instituições, onde eles seriam isolados cada dia mais.
As avaliações que mais se adéquam a esse novo tipo de atendimento é a observação, ou seja, analisar o desempenho do usuário em fatos cotidianos ou planejados, e o trabalho em grupo, que possibilita uma maior interação entre os próprios usuários e também usuários e equipe, além de desenvolver o espírito colaborativo e a socialização.
Em uma palestra realizada no auditório da UNEB Campus XVI em Irecê- Bahia no dia 14 de novembro de 2009, tivemos a oportunidade de assistir a um grupo de usuários fazerem uma apresentação musical, que transmitia a alegria e satisfação deles em freqüentarem um ambiente como o CAPS, percebemos também como eles se sentiam alegres por estarem ali falando e cantando em publico, demonstrando nenhum receio e incapacidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário